Segurança

Fraudes de Cartões

Recomendações Gerais

Em todos os anos verificam-se muitas vítimas de fraude em pagamentos com cartões, não só em Moçambique, mas em todo o mundo. Trata-se de um desafio que resulta do fenómeno da globalização acelerada pela evolução tecnológica dos dias que correm. Por exemplo, alarmada pela situação, a EUROPL, através da sua Unidade de Moeda Falsa e de Cibercriminalidade, emitiu um conjunto de alertas sobre os quais a AMB reconhece a necessidade de partilhar com os seus membros associados e com o público em geral sobre as medidas básicas de prevenção contra fraudes quando usar cartões para pagamento, quer sejam de débito, de crédito, pré-pagos – do tipo “BancoNet” – ou outros.

Esta página informativa visa evitar que os titulares de cartões de pagamento sejam vítimas de fraudes, especialmente quando deslocam em missão de serviço ou por outros motivos pessoais, quando é mais provável que as pessoas os usem em locais que nem sempre lhes são familiares, estando por isso mais vulneráveis a fraudes.

As recomendações que a AMB proporciona diminuem o risco de se tornar uma vítima de fraude em pagamentos com cartão.

RECOMENDAÇÕES GERAIS

  • Proteja os seus cartões e os respectivos dados.
  • Quando fizer um pagamento com um cartão, nunca o perca de vista.
  • Peça ao comerciante para confirmar o valor debitado no seu cartão.
  • Não abandone e destrua cuidadosamente os recibos das transacções efectuadas com o seu cartão.
  • Rasgue todos os recibos e documentos que contenham informações relacionadas com os seus assuntos financeiros.
  • Confira cuidadosamente os seus recibos com os seus extractos. Se verificar alguma transacção que não lhe seja familiar contacte imediatamente o seu banco.
  • Nunca escreva o seu PIN e nunca o revele a terceiros, mesmo que lhe digam que se trata do seu banco, empresa emissora do cartão ou polícia.
  • Não guarde o seu livro de cheques juntamente com os cartões.
  • Assine os novos cartões logo que os receba.
  • Corte em vários pedaços pela banda magnética e/ou chip os cartões caducados/não utilizados/bloqueados logo que receba os novos cartões.
  • Desfaça-se dos pedaços em locais diferentes (i.e. em recipientes diferentes ou uns pedaços em casa e outros no local de trabalho).
  • Não deixe os seus cartões em malas, pastas ou bolsos de casacos sem vigilância em locais públicos e mantenha sempre os seus pertences consigo.
  • Quando fizer transacções online, assegure-se de que está a usar um software antivírus e um sistema operativo actualizados.
  • Alternativas que evitam a exposição do seu cartão serão o uso de sistemas tipo Pay-Pal, iDeal, cartões pré-pagos – do tipo “MBNet” – ou o serviço online banking no pagamento de bens ou serviços.