Para agir, a pessoa que comete fraude tem que obter o cartão magnético da vitima, o verdadeiro ou o clonado, e obter senha.
O skimming (“clonagem” do cartão) pode ocorrer em estabelecimentos comerciais, em especial em bares, restaurantes, máquinas de pagamento de estacionamento e postos de combustível com pagamento automático na bomba.
Viagens (Hotéis, bares, restaurantes)
Se estiver alojado num hotel, é prática comum que lhe peçam o seu cartão de crédito para garantir o pagamento do quarto (e serviços). Deverá ser suficiente a indicação do número do cartão e o seu nome.
No entanto, são, frequentemente, solicitados mais dados como procedimento padrão:
Em princípio, na maioria dos casos, estará protegido do uso indevido do seu cartão de pagamento (e do respetivo saldo). No entanto, o uso indevido ainda pode causar-lhe uma série de transtornos, quando bloqueado e a substituir. Mais vale prevenir do que remediar!
Que fazer se, por infortúnio, for vítima de fraude com cartão de pagamento (ou furto de identidade)?